A Logista, uma das principais operadoras logísticas da Europa, anunciou os seus resultados para os primeiros três meses do exercício financeiro de 2026, que vai de 1 de outubro a 31 de dezembro de 2025.
Ao longo deste período, a empresa registou receitas de 3,399 mil milhões de euros, ou seja, um crescimento de 3% em comparação com o mesmo período do ano passado. As vendas económicas atingiram 454 milhões de euros, uma ligeira redução em relação ao ano anterior.
O EBIT ajustado foi de 100 milhões de euros, um aumento de 2% em relação ao ano anterior, enquanto os lucros líquidos ficaram em 71 milhões de euros, em comparação com 77 milhões de euros no mesmo período do ano fiscal de 2025. Isto representa uma redução de 8%, explicada por menores receitas financeiras, entre outros fatores.
A Assembleia Geral de Acionistas celebrada ontem, 4 de fevereiro, aprovou a distribuição de um dividendo no valor total de 277 milhões de euros (2,09 euros brutos por ação), mantendo assim o mesmo nível do ano passado.
Além disso, a empresa continua a analisar oportunidades para adquirir empresas complementares e sinérgicas, em linha com o seu plano estratégico para promover o crescimento e a diversificação da base de negócios.
Resultados por região
Península Ibérica (Espanha, Portugal, Países Baixos e Bélgica)beria (Spain, Portugal, the Netherlands and Belgium)
Na região da Península Ibérica, que compreende os mercados de Espanha, Portugal, Países Baixos e Bélgica, as receitas aumentaram 3% no primeiro trimestre, atingindo 1,312 mil milhões de euros, enquanto as vendas económicas se situaram em 300 milhões de euros, registando uma ligeira diminuição em relação ao ano anterior.
Itália
Em Itália, as receitas aumentaram para 1,223 mil milhões de euros, um aumento de 9% em relação ao ano anterior, enquanto as vendas económicas atingiram 106 milhões de euros, após um crescimento de 1% em comparação com o primeiro trimestre de 2025.
França
Por último, durante este primeiro trimestre, as receitas em França atingiram 880 milhões de euros, o que representa uma contração de 4% em relação ao ano anterior, enquanto as vendas económicas registaram 50 milhões de euros, ou seja, menos 6% do que no mesmo período de 2025, principalmente devido a uma redução no volume de tabaco distribuído na França.
Iñigo Meirás, CEO da Logista, observou que “continuamos a avançar na otimização das integrações, bem como a avaliar outras possíveis oportunidades de crescimento inorgânico.”
Sobre a Logista – www.logista.com
A Logista é um dos maiores operadores logísticos da Europa e é especializada na distribuição para canais de proximidade. Serve regularmente cerca de 200.000 pontos de venda em Espanha, Portugal, França, Itália, Países Baixos, Bélgica e Polónia e proporciona o melhor e mais rápido acesso ao mercado para uma vasta gama de produtos de conveniência, produtos farmacêuticos, recargas eletrónicas, livros, publicações, tabaco e lotarias, entre outros. Destaca-se ainda por ser a maior rede de transportes em Espanha, certificada também em segurança alimentar.
A Logista conta com uma equipa de profissionais altamente qualificados, composta por cerca de 8.000 empregados diretos e um grande número de colaboradores, como franchisados Nacex, delegados Logista Parcel, motoristas, etc. Funcionários e parceiros estão todos focados em servir os seus clientes da forma mais eficiente e adaptada às suas necessidades.
Como parte de uma reestruturação interna, o negócio na Polónia foi integrado na estrutura da França. Como resultado, o segmento Ibéria agora compreende Espanha, Portugal, Países Baixos e Bélgica, enquanto a França agora também inclui a Polónia. Os números do negócio para 2025 foram reformulados de acordo com esta nova estrutura para garantir a comparabilidade entre os períodos.
Compromisso com a sustentabilidade
A Logista tem uma posição sólida em matéria de sustentabilidade. A empresa foi incluída durante dez anos consecutivos no índice CDP (Carbon Disclosure Project) das empresas mais sustentáveis, sendo a única empresa de logística a alcançar este marco. A isto somam-se outras classificações de destaque, como as da Sustainalytics e da MSCI. Além disso, foi reconhecida pelo sexto ano consecutivo no ranking Diversity Leaders 2026 do Financial Times e da Statista, com uma pontuação de 72,78/100, mantendo pela segunda vez a liderança na categoria Wholesale à escala europeia e situando-se em 11.º lugar entre as empresas espanholas.
A Logista também aumentou em 4% a contratação de trabalhadores com deficiência e faz parte dos índices Ibex Gender Equality e FTSE4Good.
Nesta linha, e dando continuidade às iniciativas lançadas nos últimos anos, a Logista continuou a ampliar as suas parcerias para promover a diversidade e a inclusão. Em março de 2025, a empresa renovou o seu acordo com a Fundação Real Madrid para promover atividades desportivas para crianças com deficiência, em colaboração com a APANID; em abril de 2024, a Logista assinou um acordo com a Fundação La Caixa para incorporar pessoas em risco de exclusão com acompanhamento pós-contrato; em junho de 2024, a Logista colaborou com a Fundação Atlético de Madrid para patrocinar escolas de futebol especialmente adaptadas; e em setembro de 2024, a empresa aderiu ao Acordo Inserta da Fundação ONCE para promover a contratação de pessoas com deficiência. Além disso, a Logista colabora regularmente com a Cruz Vermelha e outras entidades e desenvolve um programa de voluntariado com a Fundação Integra, que em 2024 reconheceu a empresa pelo seu trabalho de formação, após qualificar 337 pessoas com deficiência em risco de exclusão.